ACAFE é homenageada na Alesc pelos seus 50 anos de história

14/05/2024

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reverenciou na noite desta segunda-feira (13) a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) por seus 50 anos de história em uma sessão solene. A proposta da homenagem, idealizada pelo Deputado Napoleão Bernardes, reconhece o papel fundamental da Acafe na educação catarinense ao longo das últimas cinco décadas.

''Se Santa Catarina ostenta índices de destaque, grande parte se deve ao sistema comunitário de ensino superior. Antes da Acafe, o sonho da faculdade se restringia àqueles que podiam estar na capital. A Acafe, nestes 50 anos, permitiu que os catarinenses, em suas regiões, sonhassem com sua vocação e carreira'', ressaltou o proponente, Deputado Napoleão.

Fundada em 2 de maio, a Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias em Santa Catarina. Distribuídas por todo o estado, essas instituições se consolidaram como pilares do desenvolvimento socioeconômico, cultural, esportivo e ambiental, transformando vidas e realidades por meio da educação.

Cinco Décadas desenvolvendo Santa Catarina pela educação

Ao longo de sua trajetória, a Acafe acumula conquistas expressivas. Hoje, as instituições associadas atendem mais de 142 mil estudantes, contam com 10.522 professores e 7.125 colaboradores. São 264 laboratórios de ensino, 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos e uma vasta gama de cursos de mestrado, doutorado e projetos de iniciação científica.

Além disso, a entidade é referência na formação de professores para a educação básica e se destaca nacional e internacionalmente no desenvolvimento de ciência e tecnologia. Sua atuação se estende para além das salas de aula, com serviços de saúde, atendimentos jurídicos e projetos de pesquisa que beneficiam milhares de pessoas diariamente.

Homenagem reconhece a importância das Universidades Comunitárias

Na oportunidade, a Acafe e as universidades que a compõem receberam uma homenagem do parlamento. Representando os reitores, Valdir Cechinel Filho, reitor da Universidade do Vale do Itajaí, destacou a união das instituições que a compõe: ''Juntas, nossas instituições têm um papel fundamental na transformação social. Hoje, nossas universidades são responsáveis por transformar a vida de milhares de pessoas. São mais de 800 cursos de graduação e de pós-graduação que contribuem com o crescimento das microrregiões, contribui coma qualidade de vida e construção a cidadania''.

A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu a homenagem com todos os presentes: ''A Acafe é conduzida por essas pessoas que aqui estão, acompanhada por uma comunidade acadêmica que superou diversos desafios, como a pandemia e o cenário desafiador da educação superior brasileira. Nosso objetivo vai além de um diploma para o mercado de trabalho: buscamos formar pessoas comprometidas com valores de cidadania, solidariedade, ética, respeito e tantos outros''. Emocionada, Ceretta agradeceu ao parlamento pela homenagem: ''Este reconhecimento da Alesc representa a importância da Acafe para o desenvolvimento do estado ao longo destas cinco décadas. Firmadas no tripé do ensino, pesquisa e extensão, buscamos soluções para os problemas da nossa sociedade".

Autoridades presentes ressaltam a relevância do sistema ACAFE para Santa Catarina

A solenidade contou com a presença dos deputados Mário Motta, Ivan Naatz, Antídio Lunelli, Luciane Carminatti, Júlio Garcia e Rodrigo Minotto, além do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretaria adjunta Patricia Lueders e do Prefeito de Florianópolis Topázio Neto.

A Deputada Estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, enfatizou: ''Não podemos pensar em Santa Catarina com seus indicadores positivos sem as Universidades Comunitárias''.

O Líder do Governo, Deputado Ivan Naatz, declarou: ''Tudo que conquistei devo a uma universidade comunitária. Assim como eu, centenas de milhares de catarinenses realizaram seus sonhos através de uma formação superior''.

O Vice-presidente da Alesc, Deputado Rodrigo Minotto, complementou: ''Ao longo destas 5 décadas, a Acafe tem sido fundamental na educação de SC, impulsionando o desenvolvimento e a excelência na formação dos alunos do nosso Estado. A Acafe se dedica a preparar seus alunos não só para o mercado de trabalho, mas para que sejam cidadãos mais conscientes''.

Representando o governo do estado, o secretário de educação Aristides Cimadon, celebrou a história da instituição ''A Acafe completa 50 anos de uma história marcada pela excelência e pelo compromisso com a educação de qualidade. Em nome do Governo do Estado, parabenizo a todos que fazem parte dessa instituição por essa trajetória vitoriosa. O Governo do Estado está empenhado em fortalecer ainda mais o ensino superior catarinense e o projeto Universidade Gratuita é um passo importante nesse sentido. Estamos trabalhando para democratizar o acesso à educação superior e garantir que todos os catarinenses tenham a oportunidade de realizar seus sonhos. Agradeço a Acafe por sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina e desejo um futuro ainda mais brilhante!''