Notícias

Prof.ª Fabiana realiza palestra de Turismo em Três Pontas (MG)

10/05/2023


Prof. Fabiana participa do Seminário Trilhas, que reúne especialistas e representantes de circuitos turísticos do Brasil.

No mês de abril aconteceu na cidade de Três Pontas - MG, o 2º Seminário Trilhas: turismo, desenvolvimento e liderança, uai!. A iniciativa do Sebrae Minas tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade e lideranças do setor sobre a importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade.

O evento, gratuito, reuniu especialistas do segmento e representantes de circuitos turísticos do país para diversas palestras ao longo dos três dias. Nesta quarta e quinta-feira, as atividades foram realizadas no Centro Cultural Milton Nascimento.

A cidade escolhida para a realização do evento, é conhecida como ''cidade de Milton Nascimento e Padre Victor'', e destaque pela grande produção de café, Três Pontas ainda é banhada pelo Lago de Furnas, fatores que atraem visitantes de várias partes do Brasil. De acordo com o analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa, o intuito é aproveitar esses atrativos para inserir a cidade na rota do turismo nacional.

Esteve presente no evento a Coordenadora e Professora do curso de Turismo da Unidavi, a Prof. Fabiana Dickman. ''Estou encantada com Três Pontas. Aqui existem grandes propriedades rurais que têm produtos realmente prontos para o turismo. Ontem, visitei uma fazenda de café e fui muito bem recebida. Tive realmente uma entrega de experiência turística do produto café, uma das melhores que já vivenciei'', comentou a prof. Fabiana, que é especialista em Turismo no Meio Rural.

Ainda, cacharia e uma cervejaria entraram no itinerário da primeira visita da turismóloga à cidade. ''Vejo, somente com esses três produtos que estão no meu roteiro, a possibilidade de um trabalho de pelo menos um dia de circuito e o município tem muito mais outros atrativos, muitos outros produtos prontos. No meu olhar, o que falta para Três Pontas é potencialização e comercialização desses produtos turísticos'', pontua.

''O isolado não funciona''

Para a turismóloga, ''o isolado não funciona, não atrai, não vende'', por isso, é fundamental a roteirização. ''Quando os roteiros estão prontos, vira-se a chave para a comercialização'' tanto para agências, operadoras comprarem o produto, quanto para acontecer o turismo individual, em família. Com roteiro, os turistas se sentem seguros para programarem suas férias, um final de semana porque sabem que terão atrativos para eles nesses períodos naquele determinado destino''.

De Santa Catarina para Três Pontas - MG, a professora palestrou no Seminário Trilhas com o tema ''Turismo Rural como Fator de Desenvolvimento Econômico Regional''. A Prof. Fabiana compartilhou experiências do circuito Caminhos do Campo. Revelou que a região não era turística e que o trabalho começou focado em alguns produtos que pudessem se destacar e ter o turista dentro das propriedades. ''O turismo rural se tornou o nosso principal nicho e temos o religioso e de aventura como incrementos. O Caminhos do Campo tem conseguido destaque nacional, premiações e o mais gratificante é o retorno para as famílias envolvidas no circuito'', avalia.

Fabiana tem um trabalho regionalizado, com 29 municípios. Através da sua fala durante o Trilhas e nas visitas que realiza pela cidade, ela deixa valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo em Três Pontas, comentaram os organizadores do evento.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!

Compartilhe a notícia: