Notícias

13º BPM promoveu palestra na Unidavi em Celebração aos seus 28 anos

10/06/2022


Com o tema: "Carreira Policial Militar em Santa Catarina: Praças e Oficiais", o 13º Batalhão da Polícia Militar realizou uma palestra aos acadêmicos de Direito da Unidavi em celebração aos 28 anos de fundação da Unidade.

A palestra destina-se a apresentar aos acadêmicos, principalmente do Curso de Direito, a carreira dos Policiais Militares de Santa Catarina: Forma de ingresso, requisitos mínimos, etapas do certame, remuneração e planos de carreira, diferenças entre a carreira das Praças e dos Oficiais, cursos de formação, atividades desenvolvidas e o dia-a-dia do Policial Militar.

Além da palestra, os policiais estiveram presentes no campus central expondo equipamentos e materiais que fazem parte da história da Corporação, bem como equipamentos que são utilizados atualmente.

Breve histórico do 13º BPM:

A polícia militar inicia suas atividades no Alto Vale do Itajaí no ano de 1939, quando um cabo e oito soldados vieram transferidos de Florianópolis para Rio do Sul, instalando-se no Hotel Riosulense.

Em 1955, assumiu o comando do destacamento o 3º SGT PM Antônio Côrrea (Rádio Operador), já contando com dois cabos e dez soldados.

Trinta e três anos depois, após diversas mudanças de denominação e subordinação, em 1988, a então 2ª Companhia, subordinada ao 6º BPM (de Lages) passa a ser denominada de 4ª Companhia do 10º BPM (de Blumenau), até que a lei complementar nº 108, de 07 de janeiro de 1994, viesse a criar o 13º batalhão de polícia militar (com sede em Rio do Sul).

O 13º BPM tornou-se realidade com uma solenidade militar de instalação em 14 de junho daquele mesmo ano (1994), tomando posse como seu primeiro comandante o Tenente Coronel Vieland Krieck.

Articulado em 4 Companhias, a 1ª na sede do batalhão, em Rio do Sul, a 2ª destacada em Ibirama, a 3ª em Taió e a 4ª em Ituporanga, o 13º batalhão de polícia militar atua nas atividades inerentes à polícia ostensiva e à preservação da ordem pública numa área que abrange 29 municípios, cumprindo seu papel de forma atuante e fazendo parte da história do Alto Vale do Itajaí.

Unidavi, muito além do ensino!

Compartilhe a notícia: