Notícias

Saúde Coletiva

27/08/2019


A docente da Unidavi, professora Michele Zanella, concluiu o Mestrado em Saúde Coletiva, realizado na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

A Mestra abordou o tema: Maus tratos na infância e sintomas depressivos na idade adulta entre os participantes do Estudo Vida e Saúde de Pomerode. Ela comenta que o interesse pelo tema surgiu após perceber que pesquisas no mundo todo têm encontrado evidências neste sentido, mas o Brasil ainda encontra insuficientes estudos sobre essa temática. 

Associações entre maus-tratos vivenciados na infância e sintomas depressivos na fase adulta existem e eventos traumáticos, vividos na fase infantil quando não superados, podem tomar uma proporção tamanha, que mais tarde, na adultez, probabilizam o desenvolvimento de transtornos mentais dos mais variados tipos, especialmente os relacionados ao humor e afeto. "A identificação das vias de risco para maus tratos servem como um importante alvo para intervenções preventivas e clínicas, visando à redução da incidência de depressão na fase adulta, e as suas já bem conhecidas consequências", complementa. 

Michele agradece. "A todos os meus familiares e amigos que, de forma direta ou indireta, colaboraram para a construção do meu trabalho. Aos meus Mestres e Orientador pelo imenso conhecimento partilhado. Não posso deixar de agradecer a Unidavi por valorizar e estimular os profissionais para que busquem conhecimento e aperfeiçoamento constantes", finaliza.

Compartilhe a notícia: