Unidades Curriculares

Curso de Marketing

  • Empreendedorismo e Inovação

    Disciplina Digital    60h

    Histórico e conceituação geral de Empreendedorismo e Inovação. Ação empreendedora: autoconhecimento, perfil do empreendedor, criatividade, desenvolvimento da visão e identificação de oportunidades. As habilidades e competências necessárias aos empreendedores. Gente e gestão, desenvolvimento de Soft skills e aspectos de inteligência emocional. Ferramentas para formulação, validação e elaboração de modelos de negócios inovadores. Elaboração do Plano de Negócio: conceitos e definições. Planejamento Estratégico, Plano de Marketing e Plano Financeiro. ESG, conceitos e perspectivas alinhadas a modelos inovadores de negócios.

  • Direito Empresarial

    Disciplina Digital    60h

    Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação. Propriedade Industrial. Sociedades não empresariais. Sociedades comerciais. Sociedades por quotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas. Títulos de crédito e as garantias que emprestam às negociações. Dissolução, preservação e recuperação de empresas. Noções de Direito do consumidor, enquanto ramo do Direito Público.

  • Cálculo Aplicado

    Disciplina Digital    60h

    Revisão de conceitos básicos de Matemática: frações, razão, proporção, regra de três, potenciação e radiciação. Funções de 1º e 2º grau, exponenciais e logarítmicas. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Progressão aritmética e geométrica. Derivadas e suas aplicações. Principais conceitos relativos ao estudo da matemática financeira, sua influência nos diversos cenários econômicos e financeiros das empresas e indivíduos e a aplicação prática nas operações financeiras.

  • Optativa

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Métodos Científicos e Textos Acadêmicos

    Disciplina Digital    60h

    Universidade: natureza do conhecimento; Ensino, Pesquisa e extensão. Técnicas de pesquisa. Tipos e estrutura formal de trabalhos acadêmicos. Ciência e Método. Normas da ABNT. Orientação sobre estratégias de pesquisa. Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.

  • Gestão Financeira e Contábil

    Disciplina Digital    60h

    Noções Gerais de Contabilidade. Patrimônio. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado e Análise de Demonstrações Contábeis. Estrutura financeira: custo de capital, fontes de financiamento; Conceitos Financeiros Básicos. A Dinâmica das Decisões Financeiras. Análise de Desempenho e Medidas de Criação de Valor. Administração do Capital de Giro. Estrutura de Capital e Alavancagem Financeira. Decisões de Financiamento ¿ Fontes de Financiamento no Curto e Longo Prazo. Políticas de Distribuição de Resultados.

  • Gestão Estratégica de Pessoas

    Disciplina Digital    60h

    Comportamento humano nas habilidades gerenciais. Desenvolvimento de equipes e dinâmica de grupo. Comunicação e relacionamento interpessoal. Liderança e motivação. Mediação de conflitos.

  • Gestão Estratégica de Negócios

    Disciplina Digital    60h

    Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia.

  • Fundamentos Sociológicos e Antropológicos

    Disciplina Digital    60h

    Contexto histórico, sociopolítico e filosófico do surgimento da Nova Ciência. Indivíduo e Sociedade. As principais correntes das teorias clássicas sociológicas e contemporâneas e seus precursores. Cultura, identidade e diversidade cultural. Direitos Humanos. Relações étnico- raciais e de gênero. Etnia e História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sociedade, inclusão e responsabilidade social.

  • Fundamentos Econômicos

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos de Economia. Princípios de Economia. Evolução e divisão do estudo da Economia. Macroeconomia. Modelos microeconômicos. Consumidor, demanda e oferta. Mercado e produção. Estruturas de mercados. Problemas macroeconômicos. Contabilidade nacional. Demanda e oferta agregada. Produto de equilíbrio, moeda, juros, câmbio. Política econômica, crescimento, inflação. Desenvolvimento regional e sustentabilidade.

  • Extensão em Temas Transversais I

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Modelos e Práticas de Gestão em Ambientes de Mudança

    Disciplina Digital    60h

    As funções da administração frente às novas tendências organizacionais. Gestão da Inovação. A importância da diversidade para cenários competitivos. Resistência a mudança e o papel da cultura organizacional. Organizações de aprendizagem. Estratégias organizacionais para organizações sustentáveis. Gestão organizacional frente aos novos paradigmas e empreendedorismo.

  • Marketing Digital e E-commerce

    Disciplina Digital    60h

    Conceito evolução do marketing em tempo real, ambiente de marketing digital, comportamento consumidor na era digital, revolução digital do marketing, comércio eletrônico, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências.

  • Gestão Mercadológica

    Disciplina Digital    60h

    Estudo do posicionamento e da análise da oferta da empresa e de seus concorrentes. Desenvolvimento de estratégias de produto, preço, promoção e de canais de distribuição. Marketing de serviço. Comunicação Integrada de Marketing. Análise de Portfólio. Plano de Marketing. E-commerce. Marketing Internacional.

  • Gestão da Informação e Inteligência de Mercado

    Disciplina Digital    60h

    Conceito de Inteligência de Negócios, visando apoiar o monitoramento, o alinhamento e a integração das diversas estratégicas e sistemas de informações empresariais para apoio à melhoria do processo de tomada de decisão e vantagem competitiva. Analisa a evolução dos Sistemas de Suporte à Decisão e as ferramentas de Business Intelligence.

  • Extensão em Temas Transversais II

    Disciplina Digital    90h

    Desenvolvimento de temas como educação ambiental, sustentabilidade, síndrome do espectro autista; educação em direitos humanos; educação das relações étnico-raciais; história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Proximidade com a sociedade através de trabalhos desenvolvidos com abordagem socioambiental. Produção de relatório e vídeos de contextualização dos trabalhos desenvolvidos.

  • Eletiva

    Disciplina Digital    60h

    .

  • Elaboração e Gestão de Projetos

    Disciplina Digital    60h

    Ordenação estrutural de projetos. A gestão de projetos na empresa ou no ambiente externo. Planejamento e controle operacional de projetos. Planejamento e controle econômico e financeiro de projetos. Técnicas e ferramentas para gestão de projetos. Estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira de projeto. Instrumental para a gestão de projetos.

  • Design da Informação

    Disciplina Digital    60h

    Compreensão dos diferentes tipos de imagens e os códigos presentes (cores, linhas, texturas) na criação, produção e edição de imagens, e a investiga no contexto das tecnologias contemporâneas na divulgação de serviços e produtos. Trabalha a estética da fotografia e do vídeo: da vídeo-arte ao vídeo-documentário e as relações entre vídeo e televisão e entre fotografia e fotografia publicitária.

  • Comunicação, Mercado e Branding

    Disciplina Digital    60h

    Principais e definições de branding, e as funções gerenciais aplicadas à marcas. Criação e desenvolvimento da marca. Formulações de estratégias mercadológicas para lançamento e revitalização da marca. Instrumentalização de ações de marketing voltadas a marca. Percepção e marca; emoção e Marca; criação de conceito; criação de logotipo; manual de identidade corporativa; avaliação de resultados; ações de branding; brandbook. Construção do Brandy Equity

  • Comportamento do Consumidor

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos e definições em relação ao comportamento do consumidor. A atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Estratégias de Gestão de relacionamento, CRM.

  • Pesquisa de Marketing

    Disciplina Digital    60h

    Fundamentos de Marketing. O ambiente de Marketing. O composto de Marketing: produto, preço, promoção, distribuição. O comportamento do consumidor. Segmentação. Varejo e atacado. Planejamento de produtos e serviços. Marcas e embalagens. Estratégias de Comunicação. O Marketing e a Sociedade: responsabilidade social e ética. Sustentabilidade. Sistema de Informação de marketing. Processo de pesquisa. Projeto de pesquisa. Tipos e métodos de pesquisas. Coleta de dados. Medidas e escalas. População e amostragem. Pesquisa Quantitativa. Pesquisa Qualitativa. Pesquisa para lançamento de novos produtos. Comunicação dos resultados. Mensuração da demanda.

  • Planejamento Comercial e de Vendas

    Disciplina Digital    60h

    Conceitos, ferramentas e processos na definição e escolha das estratégias de vendas. Funções e atividades do gerente de vendas. Planejando e desenvolvendo a força de vendas. Perfil e habilidades do profissional de vendas. Ética e legislação em vendas. Criando remuneração atrativa. Mercado consumidor versus organizacional. Relatórios comerciais. A tecnologia e a administração de vendas. Promoção de vendas. Merchandising.

  • Práticas Orientadas

    Disciplina Digital    140h

    .

Choose Colour style

Layout Mode

BOX LAYOUT WIDE LAYOUT

Dark/Light Version

DARK VERSION LIGHT VERSION